A XPeng, fabricante chinesa veículos, acaba de lançar um robô para crianças: o XPeng Unicorn (como vem sendo chamado), que tem o formato de unicórnio. Ele tem sistema de software baseado na arquitetura de sistema de veículos autônomos da montadora e cauda robótica similar à joia com seis graus de liberdade baseada no X-arm 2.0 da XPeng Robotics.
Sua arquitetura interna, narra o New Atlas, foi pensada para ser mais leve, forte e robusta o bastante para encarar as aventuras as quais as crianças vão enfrentar.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
O protótipo foi apresentado no 45º Salão Internacional do Automóvel de Bangkok (Tailândia) esta semana, mas de forma discreta. Mas vale lembrar que a XPeng já possui um robô humanoide, e um pequeno para acompanhar os pequenos humanos foi apresentado como conceito há 18 meses.
XPeng Unicorn: o robô infantil da montadora chinesa
- A XPeng transformou a cauda do robô em braço robótico de qualidade industrial;
- O New Atlas acredita que a cauda robótica vai carregar objetos até 3 kg;
- A montadora pretende alavancar a crescente capacidade da IA, sendo que o Unicorn poderá ser um companheiro importante para vários usuários e equipado com a tecnologia;
- Contudo, o robô ainda não tem nome oficial.
Novidades da XPeng no Salão de Bangkok
Apesar da novidade que passou despercebida por alguns (exceto por uma adorável criança flagrada olhando encantada para o protótipo), outros destaques passaram pelo Salão em nome da XPeng.
O principal foi o protótipo de carro voador, que começa a ser produzido em 2025.
A Xiaopeng Motors, seu nome original, surgiu há pouco mais de dez anos em Guangzhou (China) e tem seis EV em seu catálogo. A empresa cresceu rapidamente e abriu, em 2020, o capital na Bolsa de Valores de Nova York (EUA), levantando US$ 1,5 bilhão (R$ 7,52 bilhões, na conversão direta).