A união de Petz e Cobasi não é uma fusão de endividados, “de empresas com problemas” de alavancagem, e ocorre, em parte, para as empresas unirem forças e enfrentarem o aumento da concorrência no varejo on-line, disse o diretor-presidente da Petz, Sérgio Zimerman, em teleconferência nesta sexta-feira (19) sobre a operação.
Nos últimos meses, Zimerman vinha destacando o avanço da competição dos sites asiáticos, especialmente chineses, num ambiente sem a devida isonomia tributária, algo que já o incomodava, e buscava formas dentro da empresa para se manter mais competitivo.
Os marketplaces estrangeiros, como Shopee e AliExpress, dentro do programa Remessa Conforme, podem importar mercadorias de até US$ 50 com isenção dos 60% de imposto e pagando 17% de ICMS, desde agosto de 2023. As empresas locais carregam carga tributária de até 109%, da produção à venda.
Essas operações estrangeiras importam especialmente diferentes acessórios e roupinhas para animais de estimação.
“Às vezes, ficamos nos digladiando no mundo físico e deixamos de unir forças para suportar outro tipo de concorrência, especialmente no on-line”, disse ele na teleconferência.
“Estamos numa situação como uma guerra. Petz e Cobasi são competidores de mundo físico, e estamos no on-line, estamos no ‘cross border’, e lutamos todas as guerras ao mesmo tempo. E ao juntarmos, você para de gastar energia e recursos de uma batalha que é importante, é uma guerra que sangra as companhias”.
“Num cenário de um dando tiro nos outros interessa aos marketplaces, porque isso nos divide. A junção tem méritos, e isso foi central na reaproximação com o Paulo [Paulo Nassar, executivo da Cobasi] porque entendemos que precisamos estar fortes para lutar as outras batalhas.”
Em termos de dívidas, em 2023, a Petz tinha caixa líquido de R$ 23 milhões e a Cobasi, dívida líquida de R$ 232 milhões.
Sobre a operação, Zimerman disse que a transação andou nos últimos 15 dias, como antecipou o Valor nesta manhã, e nos próximos 60 a 90 dias terá diligência e levantamento mais aprofundado das sinergias.
“É prematuro quantificar, não faríamos isso, seria equivocado dar esse tipo de respostas”, disse.
Não há cálculo de sinergia na definição dos R$ 7,10 no preço do papel da Petz — esse preço foi calculado para avaliar o valor da empresa na troca de ações entre as redes.
Sobre o pagamento de R$ 450 milhões pela Cobasi na Petz, outro ponto já anunciado para a fusão, esse dinheiro será dado para os acionistas da Petz.
“Se fosse pré-aportado na Cobasi , e não na Petz, para a relação ser igual, seriam R$ 900 milhões [aportados na Cobasi], e não R$ 450 milhões.”
“Não sabemos o melhor caminho ainda desse aporte, se será por dividendos, mas na ideia central, todo detentor de ação da Petz terá uma ação da empresa combinada, valendo a metade, e mais um valor por ação [relativos aos R$ 450 milhões]”, disse.
A companhia nova ainda não tem nome definido, mas a ideia é que Petz e Cobasi continuarão com seus nomes.
“Em termos de inspiração, queremos fazer uma operação como Raia e Drogasil, com as duas com seus nomes e o sucesso que tiveram.”
Zimerman tem sido questionado na teleconferência sobre detalhes da transação na manhã, e ele tem dito que no momento da assinatura passará mais dados. “Não dá para responder alguma coisa tem ter a respostas, porque estaremos construindo as respostas nos próximos meses.”
“Muita empresa faz o memorando e só comunica na assinatura, mas aqui estamos dando a informação no momento do memorando, por isso temos de dois a três meses para definir algumas coisas.”
Segundo ele, com “fusão de iguais” e 50% para cada lado, cria ambiente correto para construção de valor.
“Só gera valor se não olharmos quem tem a melhor prática, mas definir qual é e simplesmente replicar. Não existe mais aqui quem é Petz e Cobasi, mas definir o melhor para as duas e adotar”, diz. “Sinergia é ‘na veia’. A Petix, por exemplo não está na Cobasi, e só isso cria escala excepcional. A Zeedog passa a ter mais 230 pontos de venda da Cobasi e a rede de serviços Seres pode estar na Cobasi”, afirmou.
O valores de sinergia serão calculados de 60 a 90 dias, mas serão “valores importantes”, e a fusão tem uma “cara” mais de vendas anuais de R$ 7,5 bilhões hoje.