Imagens da emissora CCTV obtidas pela Reuters mostraram um prédio de vários andares desabando em uma rua movimentada em Hualien, Taiwan, nesta quarta-feira (3).
A Reuters conseguiu confirmar a localização no vídeo a partir do traçado da rua, das características e do design do edifício e das placas que correspondiam ao arquivo e às imagens de satélite da área.
Um terremoto de magnitude 7,4 foi registrado nesta terça-feira (2) a 21 quilômetros da cidade de Hualien, em Taiwan, segundo o serviço geológico dos EUA.
Nove pessoas morreram e pelo menos 800 ficaram feridas, de acordo com autoridades locais.
O abalo foi medido a uma profundidade de 34,8 quilômetros de distância da superfície.
O tremor foi sentido fortemente em Taipé, capital de Taiwan, que fica a pouco menos de 200 quilômetros do epicentro.
Partes da cidade ficaram sem energia elétrica em consequência do abalo. Mais de 87 mil imóveis tiveram o serviço interrompido, segundo a empresa que fornece energia na ilha.
Segundo especialistas, quando mais próximo à superfície, mais danos um tremor pode causar. Taiwan está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, que provoca atividade sísmica e vulcânica maciça da Indonésia ao Chile.
O terremoto que atingiu Taiwan na manhã de quarta-feira é o mais forte a impactar a ilha em 25 anos, de acordo com um porta-voz da Administração Central de Meteorologia de Taiwan.
Um terremoto de 7,3, também conhecido como terremoto Jiji, atingiu a ilha em 1999, segundo a CWA. Esse poderoso terremoto atingiu 150 quilômetros ao sul de Taipei, matando 2.400 pessoas e ferindo outras 10.000.