De acordo com dados de fontes do mercado e da LSEG, Turquia e Brasil seguem como os principais importadores de diesel e gasóleo da Rússia por via marítima. Esse posto foi atingido em 2023 e se mantém em 2024, após sanções da União Europeia que impedem a importação de produtos refinados russos.
Além disso, o Brasil apresentou um crescimento na importação de toneladas de diesel de outros países, como Argélia, Kuwait, Holanda e Eua, subindo de 0,45 milhão de toneladas em fevereiro, para 0,7 milhão em março, impactando as importações.
Apesar da queda de exportação em março, a Rússia segue sendo o principal exportador de diesel para o Brasil. Em 2022, antes do embargo da UE, o Brasil importava cerca 101 mil toneladas de diesel da Rússia. Já em 2023, importou 6,1 milhões de toneladas, representando um crescimento de 6.000% em relação ao ano anterior.
Em relação as exportações de diesel dos portos russos para os países africanos, também houve uma queda. Em fevereiro a Rússia havia exportado 0,84 milhão de toneladas para países como Líbia, Tunísia, Senegal, Gana e Egito. Em março, as exportações caíram para 0,73 milhão de tonelada de acordo com os dados de remessa.
No total, as exportações russas de diesel e gasóleo por via marítima caíram em março 4% em relação a fevereiro, para cerca de 3,6 milhões de toneladas, segundo cálculos da Reuters baseados em dados da LSEG e de fontes do mercado.