Em um resultado sem nenhuma surpresa, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, venceu as eleições encerradas neste domingo com 87% dos votos. O dado se refere a duas pesquisas de boca de urna e supera a votação de 2018, quando Putin teve 77% dos votos.
Putin, de 71 anos, está no poder há quase 25 anos e irá para seu quinto mandato de seis anos – em meio a sanções e críticas de países ocidentais por conta da guerra movida por Moscou contra a Ucrânia.
A Comissão Central Eleitoral informou que o comparecimento dos eleitores foi de 74,22% — a maior marca desde 1991, quando Boris Yeltsin se elegeu presidente, após o esfacelamento da União Soviética.
Em ao menos seis regiões, de acordo com a informação do órgão estatal, o comparecimento passou dos 90%. Nas eleições de 2018, tinha ficado em 67,5%.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskit, declarou que o pleito na Rússia foi uma mera “imitação de eleição” e que o resultado não tem legitimidade.
Uma vez que complete mais um mandato, Putin se tornará o líder russo que terá ficado mais tempo no poder, desde Josef Stalin.