A dança é uma das expressões artísticas e cênicas que mais cativam as pessoas, e a sétima arte já proporcionou ao longo de sua história diversas obras que abordam a como tema. .
Um filme de dança é um tipo de produção que se concentra principalmente na arte da dança como elemento central da narrativa. Esses filmes geralmente apresentam coreografias elaboradas e performances de dança impressionantes, muitas vezes como parte integrante da trama.
Diante disso, listamos 10 filmes sobre dança para você conferir!
Flashdance (1983)
Dirigido por Adrian Lyne, “Flashdance” foi um sucesso estrondoso de bilheteria e se tornou um fenômeno cultural devido sua trilha sonora, as cenas de coreografia e a performance e estilo da atriz Jennifer Beals.
Beals estrela como uma jovem que trabalha como soldadora durante o dia e como dançarina em um clube noturno à noite. Ela sonha em se tornar uma bailarina profissional.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
Dança Comigo? (1996)
- Não disponível nos streamings.
Esta comédia romântica japonesa fez um enorme sucesso de bilheteria no seu país de origem. Dirigido por Masayuki Suo, o filme inspirou o remake americano de 2004.
A trama segue um salaryman de meia-idade (Kōji Yakusho), que apesar de ser bem-sucedido e ter uma bela família, sente um vazio em sua vida. Porém, durante o trajeto do trabalho para casa, o homem vê uma bela jovem (Tamiyo Kusakari) através da janela de uma escola de dança.
Atraído pela bela mulher, o homem se matricula na escola e descobre que ela é uma instrutora de dança. Contudo, ele acaba se apaixonando pela dança, mas esconde de sua família que está tendo aulas. Entretanto, sua esposa passa a suspeitar.
Dança Comigo? (2004)
- Disponível para assinantes do Telecine.
Remake americano do filme japonês citado anteriormente. O longa repete a trama do original: um advogado bem-sucedido, mas entediado (Richard Gere), se encanta por uma bela instrutora de dança (Jennifer Lopez) e se matricula na escola.
Escondendo de sua família sua paixão pela dança, sua esposa (Susan Sarandon) passa a suspeitar.
No Balanço do Amor (2001)
- Disponível para assinantes do MGM Amazon Channel e MGM Apple TV Channel.
- Disponível para alugar ou comprar no Amazon Prime Video, YouTube Filmes e Apple TV.
Este filme de dança segue um casal inter-racial de adolescentes apaixonados pela dança e que terão que lidar com as barreiras impostas pela sociedade.
Julia Stiles interpreta a bailarina Sarah, uma adolescente branca que sonha em frequentar a prestigiada Juilliard School. No entanto, sua vida muda quando sua mãe morre e ela é forçada a se mudar para morar com seu pai e se matricular em uma escola pública.
Lá, ela conhece Derek (Sean Patrick Thomas), um adolescente negro que compartilha da mesma paixão pela dança. Derek ajuda Sara incorporando elementos de hip-hop em suas habilidades de dança.
- Disponível para assinantes do Netflix e Telecine.
Sucesso estrondoso de bilheteria, “Footloose” é um dos filmes de dança mais amados dos ano 80. sua trilha sonora é bastante prestigiada, principalmente músicas como “Footloose” e “Let’s Hear It for the Boy”, que inclusive foram nomeadas para o Oscar de Melhor Canção Original.
Na trama, um adolescente de Chicago (Kevin Bacon) se muda para uma pequena cidade onde a dança e a música são proibidas por ordem do reverendo local (John Lithgow). O rapaz, então, lidera uma revolta.
O elenco ainda conta com nomes como Lori Singer, Dianne Wiest, Chris Penn e Sarah Jessica Parker.
Ela Dança, Eu Danço (2006)
- Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video e Telecine.
Sucesso comercial, “Ela Dança, Eu Danço” gerou uma franquia que inclui vários filmes e até uma série de TV. O filme é adorado por suas cenas de coreografias que combinam elementos de dança de rua com balé contemporâneo.
Na trama, após um ato de vandalismo, um jovem rebelde que sabe dançar breakdance (Channing Tatum) é sentenciado a prestar serviço comunitário em uma escola de artes.
Lá, ele conhece uma aluna de balé contemporâneo (Jenna Dewan). Apesar das diferenças entre os dois, eles começam a trabalhar juntos quando a jovem precisa de um parceiro de dança.
Dirty Dancing (1987)
- Disponível para alugar ou comprar no YouTube Filmes e Apple TV.
Outro filme de dança dos anos 80 que fez sucesso estrondoso de bilheteria foi “Dirty Dancing”. O filme gerou uma franquia, incluindo uma série de televisão, vários reality shows de competição e uma prequela em 2004.
Situado em 1963, o filme segue uma jovem de classe alta (Jennifer Grey) que passa férias com sua família em um resort. Lá, ela se apaixona pelo instrutor de dança do local (Patrick Swayze). Quando ela começa a aprender a dançar para se tornar a parceira do instrutor, o seu pai não gosta nada disso.
Com uma trilha sonora de sucesso, a canção “(I’ve Had) The Time of My Life” ganhou o Oscar de Melhor Canção Original, o Globo de Ouro de Melhor Canção Original e o Grammy de Melhor Performance Pop por Duo ou Grupo com Vocais.
Embalos de Sábado à Noite (1977)
- Disponível para assinantes do Telecine.
Sucesso de público e crítica, “Os Embalos de Sábado à Noite” marcou toda uma geração. Uma verdadeira febre, o filme ajudou a popularizar a Disco Music globalmente. A trilha sonora do filme, com as músicas dos Bee Gees, fez um sucesso fenomenal.
O longa é estrelado por John Travolta, que vive um jovem ítalo-americano que é um excelente dançarino. Ele se destaca em uma discoteca local todos os fins de semana. Quando sai de seu refúgio, ele lida com tensões sociais e os problemas de seu cotidiano.
Os Sapatinhos Vermelhos (1948)
- Disponível para assinantes do Belas Artes à La Carte e NOW.
Clássico do cinema, “Os Sapatinhos Vermelhos” é um filme britânico dirigido pelos renomados Michael Powell e Emeric Pressburger. O filme é baseado (e apresenta um balé) no conto de fadas homônimo de Hans Christian Andersen.
A trama acompanha uma jovem dançarina (Moira Shearer) que se junta ao Ballet do renomado empresário Boris Lermontov (Anton Walbrook) para se tornar a estrela de sua próxima produção.
Entretanto, a moça se apaixona por um jovem compositor (Marius Goring), mas sofre objeções de Lermontov. Agora, ela terá que escolher entre a carreira ou o romance.
O Baile (1983)
- Não disponível nos streamings.
Dirigido pelo renomado cineasta italiano Ettore Scola, “O Baile” apresenta uma proposta única envolvendo a dança como tema. O filme se passa em um único salão de dança na França, ao longo de um período de cinquenta anos.
Durante esse tempo, a obra perpassa por eventos históricos que ocorreram na França, refletidos através das vidas e interações dos frequentadores do salão. Além disso, o filme é praticamente sem diálogos.