Nesses dias, uma moça comentou em uma live minha a seguinte frase “Bela, mas se todo mundo está fazendo de um jeito, é porque dá certo e é melhor, né? Então se eu fizer diferente, não é mais difícil de ter um resultado bom?”. Eu estava falando sobre como precisamos buscar formas diferentes de fazer as coisas.
A pergunta dela é justa, e merece uma boa resposta. Decidi respondê-la aqui, especialmente porque acredito que talvez seja uma dúvida de mais pessoas além dela.
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Já afirmo de antemão: não é só porque todo mundo faz, que essa é a melhor forma de fazer. Se a maioria das pessoas faz de uma forma específica, é porque essa forma tem fundamentos que foram validados, mas não o formato que elas entregam os fundamentos.
Para ficar mais fácil de entender, vamos pensar no nicho de venda de cursos online. Existe a forma convencional que a grande maioria do mercado utiliza para vender cursos online, que é o formato da fórmula de lançamento. Fazem captação de leads através de conteúdos orgânicos e principalmente de tráfego pago, aí levam esses leads para uma sequência de 3 lives, mandam emails e na última live fazem um pitch de vendas para um curso pago. Depois utilizam a base de leads para oferecer outros cursos ou fazer remarketing desse lançamento para quem não comprou.
Eu vendo cursos online e não faço dessa forma, o que não significa que não utilizo os fundamentos dessa estratégia na MINHA forma de fazer um lançamento ou vender um curso. O problema é que a galera não analisa os fundamentos. Só querem uma fórmula pronta do que funciona e querem replicar, e por isso que é fácil se destacar quando você faz só isso diferente: analisa fundamentos e apresenta-os em formatos criativos e não convencionais.
Eu, por exemplo, vou lançar um curso novo no dia 29 de Abril, o SOCIALZ, meu curso de especialização em redes sociais. Os fundamentos estão todos na minha estratégia: captação de leads, antecipação, aumento de nível de consciência do público, promessa, despertar desejo, quebra de objeções, estratégia de tráfego pago, live de lançamento, remarketing… só que vou fazer de uma forma que está alinhada com meu posicionamento – vou fazer um workshop de posicionamento no dia 29, ensinar as pessoas de graça a definirem seu posicionamento e apresentar a oferta de lançamento do curso novo nesse workshop.
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Além disso, estou fazendo lives todos os dias de manhã durante mais de 20 dias (que já fazia antes do lançamento), mandando emails diários que eu mesma escrevi para os inscritos para o workshop, dando dicas, tenho um time comercial que fala com cada pessoa no um a um e vou entregar no workshop, a solução para um problema que a maioria das pessoas têm e nem sabe, e que só de aprenderem, já vai mudar a vida de cada um.
Usar os fundamentos que foram validados é uma atitude inteligente, mas só copiar e colar o que todos fazem, é burrice. Digo isso porque já fiz outro lançamento no estilo desse de agora, e bati TODOS os recordes com ele, mesmo tendo pessoas me falando que não funcionaria dessa forma. Mais de 20% de conversão, ROI de 26, CPL a menos de 2 reais… todas as métricas lindíssimas. Minha empresa de educação tem uma margem de lucro de 77% exatamente porque eu não faço como os outros fazem, entende?
Só que não adianta só querer inovar e fazer algo totalmente diferente do que todo mundo faz, e rezar para dar certo. Eu só faço as coisas de um jeito diferente porque minha estratégia é muito boa e porque os fundamentos são validados.
Ou seja, a dica de hoje é para você se diferenciar dos outros concorrentes do mercado que você atua, utilizando os fundamentos validados para construir uma estratégia baseada em algo que funciona, e só alterar o formato para algo que tenha a sua cara, seja confortável para você e fortaleça seu posicionamento.
Inclusive, se quiserem participar do workshop, estão convidados! O link está no meu perfil do instagram.
Um beijo, e até semana que vem!
Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, escritora, mentora e influenciadora. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos. Foi reconhecida no ranking Forbes Under 30 em 2018 e é pós graduada em Filosofia. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte, do IMATIZE e autora do livro O Jovem Digital.