Conheça Luís Carlos Ferreira dos Santos Junior, o advogado tributarista de bilionários, cuja trajetória de vida e desempenho nos negócios se tornou uma inspiração para muitos.
Reconhecido por publicações internacionais como um dos melhores advogados tributaristas do mundo, Luís Carlos Ferreira dos Santos Junior não apenas assessora bilionários e grandes players do mercado, como também é responsável por assinar o relatório “Doing Business in Brazil” do Banco Mundial.
Seu papel fundamental na captação de grande parte dos R$ 120 Bilhões de investimentos estrangeiros que movimentaram a Bolsa de Valores brasileira em 2022, em especial na área de tecnologia, o estabelece como um líder influente no seu segmento.
Desde o início de sua carreira, além ter sido bolsista do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) por seu alto desempenho acadêmico, o advogado demonstrou um anseio por desafios que muitos consideravam inatingíveis.
Hoje, como professor de Direito Tributário na Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e palestrante nos principais congressos internacionais de Direito Tributário, figura entre grandes nomes do direito que geram impacto positivo na sociedade por meio de suas iniciativas.
Reconhecido como um dos mais renomados advogados tributaristas do Mundo pela Best Lawyers na categoria Tax Lawyer (advogado tributarista), o seu escritório é igualmente reconhecido pela mesma instituição como um dos melhores do Mundo. Chamado de “o Oscar” da profissão, o selo é reconhecido mundialmente e confere credibilidade aos ganhadores.
O advogado se destaca também na produção acadêmica, tendo inúmeros artigos científicos publicados em revistas jurídicas renomadas do país. Na mídia nacional é possível encontrar diversos de seus comentários sobre julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como sobre questões relacionadas ao Direito Tributário brasileiro em veículos internacionais. Luís Carlos Ferreira dos Santos Junior se tornou um nome de destaque no mundo jurídico, referência também no estudo dos Mercados Financeiro e de Capitais e do Planejamento Tributário Internacional.
Internacionalização
Apesar de na época da pandemia de Covid-19 já possuir uma base sólida de clientes no Brasil e um posicionamento invejável em sua área no país, Luís Carlos optou por realinhar suas estratégias e rescindir mais de 90% dos contratos de seu escritório de advocacia. Essa decisão desafiadora foi tomada em um momento em que muitos escritórios enfrentavam dificuldades.
Após renunciar a clientes que lhe proporcionavam uma renda significativa, ele embarcou em uma jornada no mercado internacional. Em uma atitude pioneira, Luís Carlos decidiu levar sua equipe para Dubai, onde planejavam ficar apenas cinco dias para reuniões e novas ideias.
Surpreendentemente, eles permaneceram cerca de 40 dias, bem como fecharam inúmeros contratos. Desde então, Luís Carlos já visitou mais de 20 países e desenvolveu planejamentos tributários abrangentes com grandes players do mercado em todo o mundo.
Tecnologia
Desde a abertura de seu escritório em 2017, a banca já contava com tecnologia de ponta para acesso à documentos, bem como para o trabalho remoto de toda a equipe, muito antes da pandemia. “Com o advento da Pandemia, sequer fomos afetados em um único dia de trabalho, pois já estávamos com todos os processos internos muito bem estruturados”, revela.
Segundo Luis Carlos, seu escritório tem o grande objetivo de promover mudanças nos processos internos e na velocidade da troca de informações entre o seu time, mas principalmente no mindset dos advogados e gestores de escritórios, ao adequar-se aos novos tempos e modernizar o mundo jurídico.
“Com a implantação dessas novas tecnologias, fomos capazes de modernizar todos os nossos processos como: integração da produção jurídica com a gestão, digitalização de todos os projetos e trabalhos realizados, consolidação de uma única base de dados consultiva disponível para todo o time, diminuição do uso de papeis, entre outros”.
Aplicadas ao contexto do Direito, as funcionalidades das novas tecnologias implantadas são diversas, desde padronizar e sistematizar decisões jurídicas no mundo até automatizar as tarefas mais simples do dia a dia.
Por meio de uma pesquisa computadorizada de dados via Inteligência Artificial é possível ter, por exemplo, análise preditiva na advocacia, consultas a procedimentos nas mais variadas jurisdições, acessos digitais a processos e seus andamentos ou até mesmo fazer gestão de prazos simples.
No que diz respeito ao Planejamento Tributário Internacional, sua atuação na elaboração de projetos empresariais de Novas Tecnologias permitiram ao investidor estrangeiro investir no Brasil com a segurança de países desenvolvidos. “Anteriormente, empresas de Novas Tecnologias, por exemplo, não eram bem vistas por investidores estrangeiros, em razão da insegurança jurídica que permeava o sistema jurídico brasileiro.
No entanto, em 2022, foram mais de R$ 120 Bilhões de investimentos estrangeiros só na Bolsa de Valores Brasileira. Nosso escritório foi responsável por trazer grande parte desse valor”, declara.
No mais, o advogado declara que as novas tecnologias, assim como a Inteligência Artificial, devem ser as grandes aliadas do profissional que objetiva se destacar na advocacia, mas adverte que nenhuma tecnologia será capaz de substituir o advogado na sua principal missão social: ter a empatia com o seu cliente.
Segundo Luís Carlos, ter a empatia com os seus clientes foi um ponto chave para resolver problemas tão complexos em esferas internacionais. “Meus clientes precisavam de alguém que tivesse empatia com as adversidades que lhes eram impostas e acreditasse ser possível traçar boas estratégias tributárias internacionais, com segurança, em um mercado tão hostil. Foi isso que fizemos e, por isso, colhemos os bons frutos no mercado internacional.”
Impacto Social
No entanto, apesar do sucesso financeiro e do reconhecimento profissional, Luís Carlos revela que seu principal compromisso é fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor e que esse é o segredo que lhe impulsionou ao reconhecimento que desfruta hoje.
Ele afirma enfaticamente: “Minha área de atuação é apenas uma ferramenta pela qual posso impactar o mundo positivamente. Ao perceber isso, conquistas grandiosas começaram a se manifestar em minha vida.”
Com intuito de ajudar aqueles que mais precisam, mas não dispõem de condições financeiras, o escritório de advocacia Ferreira dos Santos Advogados doa parte do seu tempo, recursos e habilidades para cidadãos de baixa renda, a fim de proporcionar a democratização do acesso à justiça nas comunidades em que está inserido.
“Oferecemos o mesmo atendimento jurídico de alto padrão que prestamos aos nossos clientes àqueles que estão em situação de vulnerabilidade e precisam de aconselhamento jurídico. Desta forma, acredito ser possível diminuir as desigualdades e as injustiças sociais do nosso país.
Por isso, nossos profissionais, desde o processo de seleção, precisam demonstrar engajamento social e vocação para o desenvolvimento de temas relacionados aos Direitos Humanos e ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito, o que evidencia a nossa missão de realizar uma advocacia personalizada e socialmente significante”, conclui.
Para acompanhar o trabalho do Advogado, siga nas redes sociais
Instagram | Linkedin