A Globo se prepara para lançar, em breve, uma plataforma de captação de conteúdo audiovisual de criadores e produtores individuais independentes no Brasil, informou Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas, nesta quinta-feira (11).“Vamos expandir essa abertura porque estamos muito interessados em fazer collabs [ colaborações]”, disse Soares na abertura do evento Festival Acontece, realizado nos Estúdios Globo no Rio para debater o mercado audiovisual no país.
A empresa já conta com a plataforma de produção audiovisual Script dedicada a conteúdos de produtoras independentes.
Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, reforçou o compromisso da Globo em ampliar a produção de conteúdo no país. “Quero reforçar compromisso da Globo com o mercado brasileiro, o conteúdo nacional e na nossa crença de contar histórias de brasileiros e para brasileiros no mundo”, disse Marinho na abertura do evento para 500 pessoas.
“A Globo vem, diferentemente do que se tenta propagar, investindo mais em produção e conteúdo ao longo dos últimos anos, seja em investimento financeiro e em volume de produções próprias e em parceria com o mercado”, disse Marinho, na manhã de hoje.
Soares dos Estúdios Globo informou que, neste ano, a empresa vai produzir 33 mil horas de conteúdo, entre entretenimento, esporte e jornalismo, sendo 35% da produção em parceria com o mercado. “Quando a gente olha para o mercado, a possibilidade de produção é infinita”, disse o executivo. Este ano, a Globo prevê a produção de 450 programas regionais em parceria com produtoras locais, bem como 180 debates para os candidatos às eleições municipais em todo o país.
Um exemplo de novos formatos de colaboração, segundo Soares, foi um ‘pitch’ (uma apresentação verbal resumida de um projeto) com produtoras de conteúdo para avaliar 30 novos projetos audiovisuais de humor para os canais de TV aberta, paga e vídeo sob demanda. A empresa também criou, recentemente, núcleos de programas de auditório, para avaliar novos formatos, bem como núcleos de filmes e de documentários, em parceria com produtoras independentes.
A produção nacional gerada tanto internamente pela Globo como por parceiros, representa 75% dos conteúdos exibidos pela plataforma Globoplay, de vídeos sob demanda, destacou Manuel Belmar, diretor das áreas de finanças, infraestrutura, jurídico, produtos digitais e canais pagos da Globo.
“Particularmente, nasci em um berço de parcerias das mais diversas formas”, comentou o executivo que assumiu em fevereiro as áreas de produtos digitais e canais pagos da empresa.
No primeiro trimestre, o consumo de vídeos no Globoplay alcançou 1 bilhão de horas, alta de 50% em relação ao volume registrado em igual período do ano passado. Em todo o ano de 2023, 3 bilhões de horas de conteúdos foram consumidas na plataforma de streaming da Globo.