Gari e escritor. Esse é Valdeci de Boareto. Um carioca, que trabalha em uma escola municipal nos pés do Complexo do Alemão, e lançou um livro para contar sua jornada como coletor de lixo na cidade do Rio de Janeiro. E esse livro o levou… a Harvard!
Valdeci é um dos convidados para palestrar em um evento que reúne histórias inspiradoras em uma das mais renomadas universidades do mundo. Se tornou escritor durante a pandemia e, agora, foi convidado para participar de um painel na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele, que trabalha em uma escola municipal na Zona Norte do Rio de Janeiro, é autor da obra “Comportamento que te salva”, lançada na Bienal, que conta suas experiências pelas ruas do Rio.
Valdeci Boareto com alunos e professoras na escola. / Foto: Cleber Rodrigues“Sempre um aprendizado. Sempre fazendo do limão, uma limonada (risos). As pedras no caminho sabe o que a gente faz? Degraus para chegar aonde a gente quer”, diz o escritor. Esta é a primeira vez que um gari participará de um painel fora do Brasil.
Na escola onde Valdeci trabalha, as crianças criaram um painel com mensagens de incentivo para todos, como forma de celebrar esta conquista. “Para mim, todos os garis do mundo são bastante importantes. A gente tem que ter o respeito e fazer a nossa parte de jogar o lixo dentro do lixo”, conta Nicolas Alves, que é aluno da escola.