O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) manteve sua taxa de juros de referência no intervalo entre 5,25% e 5,5% ao ano, voltando a pausar pela quinta vez consecutiva o ciclo de aperto monetário, que teve início em março de 2022. Os juros permanecem, portanto, no maior nível em 22 anos.
A decisão de política monetária veio em linha com o esperado pelo mercado financeiro. Segundo o comunicado, a decisão foi unânime pelos 12 membros do Fomc refletindo a continuidade da postura de não reduzir os juros antes de ter “maior confiança de que a inflação está caminhando de forma consistente para meta de 2%”.
O comunicado também informa que indicadores recentes mostram que a economia têm registrado sólido crescimento e que os riscos para atingir a meta de inflação e emprego caminham para um melhor equilíbrio.
Além disso, o Fomc informou que continuará reduzindo sua balanço de ativos, que compreende títulos do Tesouro e títulos garantidos por hipotecas.
Agora, o mercado espera a coletiva do presidente Jerome Powell, para obter mais sinais dos próximos passos do banco central.