O Volkswagen Fusca/Beetle saiu de linha oficialmente em 2019 e deixou muitos fãs do modelo órfãos. Os rumores da época indicavam que o icônico carro da VW voltaria como elétrico – o que ainda não ocorreu. A marca, pelo contrário, privilegia a família ID e até resgatou outro clássico, a Kombi, com a nomenclatura ID.Buzz.
Em 2022, a GWM lançou um modelo com base no Fusca, mas com outro nome, o Ora Ballet Cat. E ele chegou ao mercado chinês com uma missão: conquistar o público feminino. No lançamento havia quatro versões e partia de 193.000 yuans ou aproximadamente R$ 155 mil em conversão direta, à época.
Como é o Fuscão da GWM?
Em relação ao tamanho, o “Fusca” da Ora é levemente maior que o clássico de fato, com 4,4 m de comprimento contra 4,02 m. São 1,86 m de largura, 1,63 m de altura e distância entre-eixos de 2,75 m.
Sua autonomia elétrica chega até 500 km, dependendo da versão. Há opções de motorização que variam entre 171 cv e 500 cv de potência.
Briga com a Volks
No Brasil, a GWM chegou a registrar o carro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Mas, segundo divulgado pelo jornal O Globo, a Volkswagen não achou a medida uma “boa ideia” e entrou com uma liminar. Nela, a VW afirma que os modelos são uma cópia escancarada do Fusca.
A chinesa conseguiu derrubar a liminar da Volks, que anulou os efeitos contra o registro. Com isso, a GWM ficou “livre” para trazer sua “versão” do Fusca.
GWM
Procurada pela MOTOR SHOW, a GWM afirma que “não tem planos de comercializar o Ora Punk Cat ou Ballet Cat no Brasil, mas, até por um posicionamento global, a empresa precisa manter sempre disponível a possibilidade de comercializar qualquer produto da sua linha em qualquer mercado do mundo”.
Volkswagen
Questionada sobre o assunto, a Volkswagen não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço continua aberto.