Maior empresa de depilação a laser no Brasil, a Espaçolaser anunciou nesta quinta-feira (21) que obteve receita recorde no quarto trimestre de 2023. Com 850 lojas, a empresa faturou R$ 500,5 milhões no sistema completo, com operações próprias e franquias. A operação própria registrou receita líquida de R$ 268,5 milhões, avanço de 4,8% sobre o mesmo período de 2022.
A empresa creditou o bom desempenho ao fortalecimento do seu canal de vendas, com foco na aquisição e fidelização dos consumidores, e também à implementação de iniciativas de ganho de eficiência em custos e despesas, o que contribuiu positivamente para sua alavancagem operacional. O Ebitda ajustado da Espaçolaser alcançou R$ 43,9 milhões no último trimestre de 2023 — no ano, foram R$213,1 milhões, crescimento de 39% ante 2022.
Em 2023 como um todo, as vendas no sistema completo totalizaram R$ 1,6 bilhão, avanço de 7% frente a 2022. Já a receita líquida anual registrada foi de R$ 1 bilhão, crescimento de 8% ante o ano anterior. A empresa também conseguiu reverter o prejuízo líquido de R$ 47 milhões, registrado em 2022, e registrou lucro líquido de R$ 47 milhões em 2023. A geração de caixa operacional no ano totalizou R$ 197,2 milhões, com crescimento de 73,2%, com conversão de Ebitda em caixa de 92,5%.
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita
Em fevereiro deste ano, a Espaçolaser anunciou a emissão de R$ 733 milhões em debêntures, alongando o prazo médio da dívida da empresa de 1,5 ano para 3,7 anos. A estratégia, com isso, é ter fôlego para financiar investimentos em sistemas de tecnologia e a infraestrutura de suas unidades.
Considerando todas as operações ligadas à empresa, a rede encerrou o ano com 850 unidades – foram 50 aberturas no quarto trimestre de 2023. Ao fim de 2023, a Espaçolaser detinha 22 unidades na Argentina, onde alcançou R$17,8 milhões em vendas, realizando 87,1 mil procedimentos. Na Colômbia, por sua vez, a empresa encerrou o ano com nove unidades e vendas de R$ 1,6 milhão. Essas unidades em solo colombiano, agora, passarão a ser tocadas pela F3L, operadora local que será master franqueada da rede no país. No Chile, a Espaçolaser encerrou o ano com 25 lojas e vendas de R$ 8,8 milhões, com 98,9 mil procedimentos realizados.