Fenômeno de venda entre os endinheirados, o copo Stanley enfrenta, há alguns meses, uma onda de acusações na internet. A bola de neve foi aumentando a ponto de, em fevereiro deste ano, a Pacific Market International (PMI), empresa responsável pelo produto (o original), ser processada devido ao chumbo na composição do item.
Mas afinal, será que faz mal à saúde mesmo?
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar
A marca já se manifestou oficialmente dizendo que o metal tóxico não entra em contato com o corpo humano e que, por isso, não é prejudicial. Mas é a própria empresa falando. As pessoas têm certa razão em desconfiar.
Então vamos à opinião de um terceiro, alguém que não tem nem o que ganhar, nem o que perder com a informação. A companhia especializada em inspeções industriais Lumafield resolveu fazer uma tomografia no copo.
E o resultado foi o seguinte…
Copo Stanley faz mal ou não faz mal?
Antes de tudo, é importante dizer que existe, sim, chumbo no copo Stanley. O metal, no entanto, não entra em contato nem com o líquido, nem com a pessoa.
O chumbo é usado como parte do isolamento a vácuo e é coberto por uma camada de aço inoxidável que protege as pessoas contra a exposição.
E é exatamente isso que mostrou a tomografia feita pela Lumafield.
Para o teste, a companhia usou o tomógrafo industrial Neptune. A empresa gerou imagens de raio-x em diferentes ângulos e construiu um modelo 3D, que você pode acompanhar a seguir, nessa postagem na rede social X (antigo Twitter):
O autor desse post é o diretor da Lumafield, Jon Bruner. Numa sequência de mensagens, ele explicou que a varredura demostrou a segurança do item. Isso porque a solda de chumbo está completamente protegida por uma tampa de aço inoxidável logo abaixo dela:
A Lumafield garante, portanto, que o chumbo está totalmente blindado e que o usuário não será exposto ao material.
E acrescenta: “Se o medalhão que cobre a solda de chumbo for arrancado, ele poderá ficar acessível – mas, nesse caso, um copo de reposição será coberto pela garantia da Stanley”, disse a empresa responsável pelos testes.
Para que serve o chumbo no copo?
- Para explicar isso precisamos entender primeiro como são fabricados esses copos.
- O processo começa com a formação de duas camadas separadas de aço inoxidável para as paredes interna e externa, que são então soldadas na borda.
- O orifício através do qual o ar foi evacuado deve ser selado antes que o copo seja removido da câmara de vácuo, e é aí que entra a solda de chumbo.
- Ela é colocada acima do orifício de escape de ar.
- O chumbo é considerado o material ideal do ponto de vista do controle de processos, uma vez que possui baixo ponto de fusão e características altamente previsíveis.
- E por que ter esse trabalhão todo para fazer essa parede de vácuo?, você pode se indagar.
- Porque é justamente isso que garante a temperatura da bebida.
- O copo é capaz de manter as temperaturas por causa de um princípio da Física.
- O vácuo entre as paredes de aço impede a troca de temperatura entre a bebida e o lado externo, incluindo o calor das nossas mãos ou quaisquer interferências externas.
- Um copo Stanley do tipo Beer Pint sem tampa de 473 ml promete preservar bebidas quentes por até 45 minutos, bebidas geladas por até quatro horas e bebidas com gelo por até 15 horas!
Perigos do chumbo
Se você pegou a discussão no meio do caminho, saiba que as pessoas têm razão em preocupar com a presença de chumbo.
A exposição ao metal tem consequências para a saúde bem documentadas, especialmente para as crianças.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “não existe concentração segura de chumbo no sangue”. Mesmo quantidades minúsculas encontradas “podem estar associadas à diminuição da inteligência em crianças, dificuldades comportamentais e problemas de aprendizagem”.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, a exposição ao chumbo também pode causar problemas de crescimento, na audição e fala, além de danos ao sistema nervoso.
Em adultos, a exposição ao chumbo pode causar hipertensão e problemas cardiovasculares.
O metal é perigoso também para grávidas porque pode chegar até o feto e aumentar o risco de um aborto espontâneo.
Então, sim, o chumbo pode ser muito prejudicial à saúde. Mas, não, você não será contaminado se usar um copo Stanley. A bebida gelada continua garantida!