Um carro oficial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) atropelou agentes do programa BRT seguro em faixa exclusiva do corredor de ônibus articulado, na Avenida Brasil, e foi embora sem prestar socorro, nesta sexta-feira (15).
Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que coordena o programa, os agentes estavam em patrulhamento no corredor Transbrasil, na altura da estação Vigário Geral, na zona norte do Rio, quando se depararam com quatro veículos transitando irregularmente na via exclusiva do BRT.
O primeiro carro atingiu uma motocicleta do programa, o que causou a queda de dois motociclistas. Os veículos saíram do local sem prestar socorro. No entanto, outro agente do BRT Seguro, que vinha em uma moto logo atrás, conseguiu chegar até o comboio e verificou que os veículos eram carros oficiais da Alerj.
Segundo fontes ouvidas pela CNN, deputados Valdecy da Saúde (PL), Val do Ceasa (Patriota) e Doutor Deodalto (PL) foram vistos no local do atropelamento.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, trafegar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo é uma infração gravíssima e tem como penalidade multa e apreensão do veículo.
Os agentes foram atendidos no Hospital Getúlio Vargas e tiveram apenas ferimentos leves.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Brás de Pina (38ª DP). Segundo a Polícia Civil, diligências estão sendo realizadas para apurar todos os fatos e esclarecer a situação. A investigação está em andamento.
A assessoria do deputado Valdecy da Saúde informou que acompanhou com seriedade e total atenção o caso, que teria se tratado de “uma colisão e não um atropelamento”. Segundo nota enviada à CNN, o motorista do veículo esclareceu os fatos às autoridades policiais indicando que não percebeu a leve colisão com a motocicleta, principalmente pelo fato do automóvel ser blindado. Ainda segundo o posicionamento oficial, o deputado Valdecy da Saúde não estava no veículo envolvido no episódio, que era usado pela equipe de segurança dele.
A CNN entrou em contato com a Alerj e com os assessores dos demais deputados e aguarda posicionamento.
O programa BRT Seguro foi lançado em 2021 para reforçar o patrulhamento nas estações e por rondas móveis. Coordenados pela Seop, guardas municipais e policiais militares têm o objetivo de oferecer segurança aos usuários, combater a evasão de passagens (calotes), atos de vandalismo, além de promover a ordem.