O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nessa terça-feira (9) que os membros do Banco Central utilizam, além do boletim Focus – divulgado semanalmente — outras informações internas para as decisões das políticas monetárias.
“Além do relatório Focus, o sistema pode calcular em tempo real as expectativas, gerando relatórios diários para diretoria colegiada do Banco Central”, apontou o presidente da autarquia.
A declaração foi dada na abertura da premiação Top 5 do Focus, realizado em São Paulo. O evento premiou as instituições que obtiveram o primeiro lugar nos rankings anuais para diversos indicadores contidos na Pesquisa de Expectativas de Mercado (Focus).
A entrega dos certificados foi seguida de debates sobre cenário internacional, cenário doméstico, inflação e política monetária.
Campos Neto lembrou que, inicialmente, cerca de 50 instituições financeiras e consultorias eram contatadas e o Banco Central obtinha as informações por meio de telefone, fax ou correiro eletrônico para as projeções anuais de algumas variáveis macroeconômicas, incluindo índices de preços e variações do PIB.
“Posteriormente, a pesquisa de expectativa de mercado sofisticou, tanto para o maior número de instituições pesquisadas quanto na incorporação de pesquisa de novas variáveis e diferente periodicidade”.
Segundo ele, atualmente, o Banco Central coleta diariamente projeções de cerca de 170 instituições, entre bancos, gestores de recursos, empresas de setor real, distribuidoras, corretoras e consultorias.
“Esses dados são divulgados semanalmente do relatório Focus, um resumo das estatísticas calculadas com base nas informações prestadas nos 30 dias anteriores à data de referência”, destacou.
Os rankings Top 5 classificam as instituições que participam da pesquisa de expectativa de mercado de acordo com a precisão de suas projeções. As instituições que concorrem são as que participam da pesquisa de expectativa de mercado e atende aos requisitos técnicos de inclusão no ranking.
“Há muitos anos, os rankings Top 5 constituem incentivo para que a Pesquisa Focus possa contar com projeções com o maior nível possível de acurácia. A premiação reflete o esforço dos participantes em analisar a economia brasileira e em informar os cenários que anteveem para diversos indicadores macroeconômicos”, afirma André Marques, consultor no Departamento de Estatísticas do Banco Central.
De acordo com Marques, são esses cenários que servem de base para o cálculo diário de estatísticas que são publicadas semanalmente pelo BC e constituem referência para o mercado, para os estudiosos sobre o assunto e para aqueles que buscam alguma informação sobre o futuro de nossa economia.
Os destaques desta edição do Top 5, com duas premiações cada, foram UBS Brasil CCTVM, LAIC AM e Parcitas Gestão. Houve empate entre três participantes na categoria Selic — curto prazo anual.