O termo “aquaplanagem” é um nome sofisticado para designar que os pneus do seu veículo perdem a aderência com o asfalto e passam a deslizar com facilidade na superfície molhada, o que pode causar um acidente. Mas como esse processo todo ocorre e o que os motoristas podem fazer para evitá-lo? Confira estas e outras informações a seguir.
O que é a aquaplanagem e como ela ocorre?
Você já tentou correr de sandália em um piso molhado de cerâmica e escorregou e caiu no chão? Pois bem, o que ocasiona essa “falha” na superfície da sua sandália é a mesma coisa que leva os pneus de um carro a derraparem numa pista molhada: a aquaplanagem. Vamos explicar.
Sabe qual a semelhança entre a sandália e o seu pneu? Ambos são feitos de borracha e possuem uma superfície repleta de sulcos, que servem para a borracha aderir ao solo (ou ao asfalto, no caso dos veículos). A presença desses sulcos é muito importante porque auxiliam na fricção contra o solo durante a sua locomoção; em outras palavras, essas “fendas” ou “rugas” na sola dos pneus/sandálias permitem que você ande com segurança sem escorregar e se esborrachar no chão. Mas, para os sulcos funcionarem como deveriam, eles precisam estar livres de qualquer líquido ou detrito que possam preenchê-los, como água ou pedras.
Mas o que isso tem a ver com a aquaplanagem? Em dias de muita chuva, a pista fica alagada, caso não haja algum sistema eficiente para drenar a água e removê-la do asfalto. Se não for drenada, esta quantidade de água vai crescer cada vez mais, ficando mais espessa, e quando o pneu de um carro passar por ali, estas “lâminas de água” vão preencher os sulcos dos pneus, interrompendo a aderência à superfície da pista e ocasionando um acidente.
Em outras palavras, os sulcos “perdem” contato com o chão, o que os impedem de empurrá-lo para trás ou para frente durante o movimento de rotação dos pneus, e isso faz as rodas deslizarem e o carro derrapar.
Como evitar a aquaplanagem?
Talvez uma das dicas mais importantes sejam não dirigir sobre regiões com asfalto comprometido ou com grande acúmulo de água na pista (devido à ausência de um escoamento eficiente). Contudo, em se tratando de medidas preventivas quanto ao carro, seguem algumas dicas:
- Não dirija rápido em pistas molhadas;
- Não freie bruscamente em pistas molhadas;
- A manutenção dos pneus precisa estar em dia quanto a calibragem, pressão e não podem estar muito desgastados;
- Mantenha uma distância segura do veículo à frente;
- Evite manobras bruscas.