Celebrando os 20 anos de Amapô Jeans em 2024, as estilistas Carô Gold e Pitty Taliani retornaram ao line-up da SPFW e encerraram a atual temporada de moda nacional na noite deste domingo (14).
Ambientado no Love Cabaret, em São Paulo, o desfile trouxe reedições de looks icônicos e especiais, já levados às passarelas do evento em edições anteriores.
“Foi um desfile sobre as duas décadas da marca, então nós revisitamos apresentações passadas para fazer uma comemoração de todo esse trabalho”, contou Carô à CNN.
Reconhecida por trabalhar com jeans em modelagens confortáveis, a etiqueta surgiu no mercado a partir de suas apresentações. Assim, estar de volta no evento também é significativo para a dupla.
“Nós começamos fazendo nossas roupas em 2004 e logo aplicamos no ‘Amni Hot Spot’, que era um evento para novos estilistas. A nossa imagem, o nosso nome, a nossa credibilidade na moda foi construída através das semanas de moda e do que a gente conseguiu passar nesses desfiles. A nossa identidade foi sendo reconhecida dessa forma”, disse.
Para festejar o aniversário em grande estilo, as artistas reuniram amigos que fizeram parte desta história e os vestiram com peças do acervo, provando o quanto são atemporais em suas criações. Familiares, atores, músicos e performers fizeram parte do casting que exalava diversidade.
“A nossa história com a representatividade começa com o nome da marca. ‘Amapô’ é uma palavra que vem do pajubá, dialeto falado pelas travestis, e que significa mulher. E, mais tarde, nós ficamos sabendo que tem origem no Iorubá, dos terreiros de candomblé […]”, relembrou Gold.
“Então, acho que a nossa trajetória foi evoluindo até o momento em que começamos a colocar pessoas que não eram modelos profissionais em nossos desfiles, isso por volta de 2015, 2016. Fomos fazendo essa transição até que começamos a fazer nossas apresentações apenas com convidados, pessoas de shapes, tamanhos, larguras, variadas, assim como esse”, explicou ainda em entrevista à CNN.
Ao longo do desfile, acessórios, patchworks, franjas, tecidos metalizados, muitas estampas, cor e brilho tomaram conta do retorno saudosista da etiqueta.
O destaque se deu nas interações com os convidados, performances no palco e no polidance posicionado no espaço.
Obviamente, o jeans, que se consagra como a matéria-prima principal da Amapô, também apareceu em vestidos, conjuntos e calças. Enquanto isso, as lantejoulas apareceram ao final, como um belo brinde para celebrar a existência da marca.