Muitas pessoas, quando pensam em dieta e redução de calorias, imediatamente excluem os carboidratos da alimentação, acreditando serem eles os grandes vilões do acúmulo de gordura.
No entanto, uma pesquisa veio mudar completamente essa perspectiva, principalmente no que diz respeito a um alimento muito comum na mesa dos brasileiros: a batata.
O mito dos carboidratos que engordam
Historicamente, alimentos ricos em carboidratos têm sido marcados como contraproducentes em dietas de emagrecimento.
Contudo, novos estudos sugerem que, dependendo de como são preparados e consumidos, podem na verdade auxiliar no processo de perda de peso. A chave para esse paradoxo reside em uma característica conhecida como amido resistente.
Como o alimento pode ajudar na perda de peso?
Segundo a publicação na revista Nature Metabolism, alimentos como a batata e o arroz, quando cozidos e depois resfriados na geladeira por pelo menos 24 horas, transformam-se em ricas fontes de amido resistente.
Esse tipo de amido age no organismo de forma semelhante às fibras, contribuindo para um melhor controle do peso e da glicemia.
No estudo, participantes com sobrepeso ou obesidade seguiram uma dieta equilibrada, incluindo diariamente 40 gramas de amido resistente.
Após oito semanas, a média de perda de peso foi de 2,8 quilos, um resultado significativo, especialmente quando comparado ao ganho de peso observado com o consumo de amido não resistente.
Quais são os outros benefícios da batata?
Além do benefício na perda de peso, o amido resistente demonstrou melhorias na sensibilidade à insulina dos participantes, sugerindo um potencial para prevenção de diabetes tipo 2.
A batata é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fornecendo energia de forma sustentada. Além disso, é rica em potássio, essencial para a saúde cardiovascular e muscular. Seu teor de fibras promove a saúde digestiva e a sensação de saciedade.
Especialistas aconselham o consumo de 15 a 20 gramas de amido resistente por dia, o que pode acabar sendo facilmente alcançado com o planejamento alimentar correto.
Então, veja dicas para aumentar o consumo de amido resistente:
- Prepare batatas e arroz com antecedência e guarde na geladeira.
- Inclua cereais integrais em sua dieta.
- Experimente receitas que utilizem banana verde, outra fonte desse nutriente.
A inclusão consciente de alimentos ricos em amido resistente na dieta, como as batatas, pode, portanto, ser uma estratégia eficaz não apenas para a perda de peso, mas também para a manutenção da saúde geral. A chave, por fim, reside no equilíbrio e na moderação.